Zona Oeste: Parque Ribeirão Vermelho recebe plantio de árvores neste domingo

Compartilhe:

Um grupo voluntário realizará o plantio de 25 mudas nativas no Parque Ribeirão Vermelho no bairro Urbanova, região oeste de São José dos Campos, neste domingo (28). O plantio acontece a partir das 9 horas e é aberto a quem queira fazer parte.

Plantio de Arvores Parque Ribeirão Vermelho | Foto: PMSJC

A secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade e da secretaria de Manutenção da Cidade, está apoiando a iniciativa e forneceu as mudas nativas de espécies tais como aldrago, ipês roxos, brancos e amarelos, pau-ferro, angico e cássia. São árvores que vão ornamentar o Parque com suas flores e folhagens e, futuramente, oferecerão uma generosa sombra aos visitantes debaixo de sua copa.

Hoje o município tem aproximadamente 170 mil árvores em vias públicas, parques e áreas verdes no perímetro urbano. Só em calçadas são mais de 80 mil.

Solicitações

Qualquer munícipe pode solicitar o plantio de árvores via 156. O plantio em vias públicas só é feito pelas equipes da Prefeitura uma vez que é necessário verificar o porte da espécie adequado à calçada para evitar danos futuros.

Balanço

No ano de 2017 foram plantadas mais de 10 mil árvores nativas na zona urbana do município, em vias públicas e áreas de preservação permanente, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental nas diversas regiões.

Plano de Arborização Urbana

Um dos instrumentos para proteger e ampliar o patrimônio arbóreo é o Plano Municipal de Arborização Urbana, que traz diretrizes para implantar a arborização na cidade. Nele estão indicadas, por exemplo, as espécies mais adequadas para plantio nas áreas públicas, metas para ampliar a arborização nos bairros, regras para conservação das árvores e proteção das espécies protegidas por lei, reflorestamento de áreas de preservação permanente em ambiente urbano, além de parâmetros técnicos para plantio e conservação.

O plano tem a meta de ampliar a vegetação de porte arbóreo nas vias públicas do município com o plantio de 56 mil árvores em 12 anos.

Parque

O Parque Ribeirão Vermelho é um parque linear, que cumpre a função de proteção dos recursos hídricos da sub-bacia do Ribeirão Vermelho, da biodiversidade local e da vegetação nativa.

Tem aproximadamente 250 mil metros quadrados e dispõe de áreas para a prática de esporte e lazer, além de um bosque com mata nativa.

Em junho de 2017 o Parque Ribeirão Vermelho recebeu o plantio de 40 mudas nativas entre ipês e quaresmeiras. Em outubro, outra iniciativa da sociedade civil garantiu o plantio de mais 60 espécies.

Pretende plantar? Então saiba como agir

Prefeitura esclarece a maneira adequada de realizar o procedimento

 Conforme pedido da reportagem, a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade esclareceu o procedimento correto que deve ser adotado aos interessados em realizar plantios. O munícipe poderá fazer o requerimento via 156. Após a solicitação uma equipe da prefeitura vai até o local para as seguintes definições: verificar se no espaço é possível o plantio e, em caso positivo, é feita a definição do local do berço (cova) e escolha da espécie.

Depois do plantio são efetuadas podas de condução periodicamente e irrigação, quando necessário.  A secretaria também solicita o apoio quanto ao monitoramento e irrigação da espécie. Com o objetivo de evitar erros na escolha de espécies, dimensão de covas e futuras interferências em equipamentos urbanos, não é recomendado que o plantio em vias públicas seja executado por munícipes. Atualmente a prefeitura não fornece mudas para plantio por particulares.

Eventualmente podem ser disponibilizadas mudas para iniciativas de preservação e educação ambiental da sociedade civil, conforme a disponibilidade. O contato pode ser feito junto à assessoria de parque e áreas verdes da secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade pelos telefones: (12) 3947-8260/8654.

A LIFE INFORMA é o conjunto das regiões de São José dos Campos, ou seja, noticiamos o que acontece na sua região. Temos a Aquarius Life, Sul Life, Centro Life, Oeste Life, Norte Life e Leste Life. Para facilitar ainda mais o seu acesso, lançamos o aplicativo da Life Informa, que está disponível na Apple Store e Play Store. Com ele você terá informação de tudo o que acontece na sua região na palma da sua mão com apenas um toque no celular. Baixe agora mesmo!
disponivel-na-app-store-botao-8
disponivel-no-google-play-logo-android-6

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *