Zona Norte: Recuperação da ponte da Vila César foi iniciada

Compartilhe:

Iniciou a recuperação das cabeceiras da ponte que dá acesso à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Lavapés, no bairro Vila César, na zona norte.

Foto: PMSJC

Como é um trabalho complexo, a previsão é de que seja concluído em até cinco meses. O investimento é de cerca de R$ 60 mil.

Uma equipe de seis pessoas está executando a melhoria que, além de facilitar a chegada e saída de caminhões da ETE Lavapés e garantir maior segurança aos motoristas, vai beneficiar cerca de 100 pessoas de comunidades ribeirinhas do local.

A ponte e a estrada de terra também são utilizadas por vans escolares e por moradores da zona norte para caminhadas.

Esta primeira etapa do serviço consiste na limpeza do local e preparação do solo para que as máquinas possam executar a recuperação das cabeceiras da ponte, que enfrentava risco de desabamento devido à erosão causada por chuvas, ação do tempo, fluxo contínuo de veículos pesados e falta de conservação.

A ponte foi construída no final da década de 60 pelos então proprietários da Tecelagem Parahyba. Será a primeira vez que haverá manutenção. O serviço está sendo realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade.

Gabiões

Para a recuperação, Será utilizado um sistema de contenção de encostas feito com gaiolas de gabião, que é um tipo de estrutura armada, drenante e de grande durabilidade e resistência feito com malhas de fios de aço preenchidos com pedras britadas, construídos manualmente.

No total, serão implantados 200 metros cúbicos de gabiões embaixo da ponte e nas laterais para reforço da estrutura, formando uma espécie de parede de proteção. Na última etapa do serviço, as laterais serão aterradas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *