Zona Central: Vicentina Aranha comemora o Dia Internacional do Yoga neste sábado

Compartilhe:

O Parque Vicentina Aranha, em São José dos Campos, recebe pela primeira vez o Dia Internacional do Yoga neste sábado (24), das 8h às 13h. A data foi instituída em 21 de junho pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 2014, adotando uma medida proposta pelo primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, que declarou que a yoga permite que as pessoas descubram o sentido de unidade consigo mesmo, o mundo e a natureza.

Foto: PMSJC

Reconhecida por seus benefícios físicos e mentais, a prática, que teve início na Índia Antiga, não diferencia ricos e pobres, e é acessível para todos, não importa a faixa etária ou a crença religiosa. Durante toda manhã em mais de 10 atividades simultâneas, professores, alunos e simpatizantes do yoga (idosos, adultos, crianças e bebês) são convidados para diálogos, diferentes práticas e encontros sobre os caminhos do yoga.

O tradicional Quadrilhão do Vicentina promete animar a manhã de domingo (25). Às 10h30 o Trio Pimenta apresenta o show Viva o Pé de Serra, que resgata as raízes do forró pé de serra com canções de sucesso de grandes mestres como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, Trio Virgulino, Alceu Valença, Gilberto Gil, entre outros. Tocando na clássica formação criada por Gonzagão, o trio conta com sanfona, zabumba, triângulo e também com a participação do contrabaixo. Para que a festa fique completa, o público é convidado a vir vestido a caráter para participar desta grande e espontânea manifestação da cultura popular.

Sobre o Parque Vicentina Aranha

Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico). Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, tendo desde 2011 a AFAC – Associação para o Fomento da Arte e da Cultura – como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.

O Parque Vicentina Aranha  fica na rua Eng. Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana, região centro.

SERVIÇO

DIA INTERNACIONAL DA YOGA NO PARQUE VICENTINA ARANHA
Data: 24/06 | Sábado
Horário: 08h às 13h
Traga uma toalha, canga ou tapete de yoga.
Entrada Franca.

RESUMO DAS ATIVIDADES DO DIA INTERNACIONAL DO YOGA

08h – ABERTURA | Local: Bambuzal
08h30 – PALESTRA: YOGA, MEDICINA E SAÚDE | Local: Quiosque Alfredo Galvão
08h30 – PRÁNÁYÁMA, RESPIRAR BEM PARA VIVER MELHOR | Local: Sala de Leitura Réginaldo Poeta
08h30 – VYNYASA YOGA | Local: Quiosque Cia Paulista
08h30 – YOGA ASHTANGA | Local: Atrium Pavilhão São José
09h45 – MEDITAÇÃO | Local: Quiosque Alfredo Galvão
09h45 YOGA NIDRA | Local: Sala de Leitura Réginaldo Poeta
09h45 IYENGAR YOGA | Local: Quiosque Cia Paulista
09h45 YOGA PAIS & FILHOS | Local: Atrium Pavilhão São José
09h45 HATHA YOGA | Local: Bambuzal
09h45 YOGA MÃES & BEBÊS | Local: Quiosque São José
11h YOGA DO CANTO | Local: Bambuzal
12h ENCONTRO DOS PROFESSORES DE YOGA | Local: Bambuzal

One thought on “Zona Central: Vicentina Aranha comemora o Dia Internacional do Yoga neste sábado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *