Julho: mês marcante para paulistas e joseenses!

Compartilhe:

Revolução de 32 e aniversário de São José fazem de julho uma época especial, que remete à história do estado e da região do Vale do Paraíba

Por Marco Osio Pugliesi
Nove de julho. Quem nunca ouviu histórias da “Guerra Paulista”, último grande conflito armado ocorrido no Brasil? Data do orgulho paulista, que imortaliza o início da Revolução de 1932. Que os sombrios túneis da exuberante Serra da Mantiqueira conflitem com as iluminadas almas dos heróis traídos de 1932. Eles certamente descansam em paz, mas sabem que a Revolução poderia ter tido outro fim.
Quem nunca ouviu de algum sábio ancião que era vivo na década de 30 que São Paulo só perdeu a guerra devido à omissão de dois estados? Por quais motivos as traições dos estados de Minas Gerais e Mato Grosso não são ensinadas nas salas de aula? As tropas de São Paulo lutaram sozinhas contra a soberania de Getúlio Vargas e só não venceram pelas ausências das tropas mineiras e mato-grossenses – que haviam garantido apoio aos paulistas.

Nada contra os irmãos mineiros ou mato-grossenses. Quisera o destino que Minas Gerais influenciasse diretamente na história da segunda maior cidade do interior paulista, que completa 250 anos no dia 27. O que seria de São José sem os mineiros? Dá para imaginar? Difícil…O crescimento de São José teve início pela zona norte, tradicional reduto dos migrantes…Que saudemos juntos uma dupla homenagem, aos heróis de 32 e à cidade de São José dos Campos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *