Escolas municipais preparam alunos para a Prova Brasil

Compartilhe:

Mais de 7 mil alunos do 5º e 9º ano da rede de ensino municipal de São José dos Campos estão se preparando para realizar a Prova Brasil entre os dias 23 de outubro e 3 de novembro.

Foto: PMSJC

Essa avaliação classifica o conhecimento dos estudantes em língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. O resultado do desempenho é um dos itens que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), de cada escola.

A realização da prova se dará por meio de um cronograma definido pelo Ministério de Educação (MEC). Cada escola fará a avaliação em um dia, em 2h30, no horário de aula. Para cada turma, haverá um agente aplicador enviado pelo MEC. Os alunos de educação especial, cadastrados no AEE Censo Escolar, terão um aplicador extra para acompanhá-los e garantir um tempo extra de prova – caso necessário.

Em 2015, último ano da Prova Brasil, a Emef Profª Rosa Tomita, no Jardim São José II (região leste), teve IDEB nos anos iniciais de 6,8 superior à meta estipulada pelo MEC, que foi de 5,3. O IDEB dos anos finais foi de 5,2, ultrapassando também a meta, que foi de 3,9.

Nessa escola, os 110 alunos que realizarão a avaliação neste ano estão se preparando, desde março, com simulados quinzenais, para conseguir o mesmo feito e superar a meta colocada para 2017, que é 7 para os anos iniciais e 6 para os anos finais.

Reta final

Já na reta final dos preparativos para a prova, a escola organizou uma competição entre as turmas. Na última segunda-feira (8), participaram os alunos do 9º ano e, nesta quarta (11), do 5º ano, entre eles, o estudante Erivaldo Pinto, 10 anos, que está empenhado em obter um bom resultado. “Desde o início do ano estamos estudando para ter uma boa nota, a professora Marli Silva está nos treinando muito bem, sempre trabalhando as nossas dificuldades nos simulados. Acredito que este é o nosso diferencial para a realização da Prova Brasil”, disse.

A aluna Bruna Furtado, 10 anos, destaca a expectativa para a avaliação. “Estou muito ansiosa para fazer a prova. Me preparei muito, fiz simulados na escola e estudei em casa, espero não ficar nervosa no dia, conseguindo responder às questões com tranquilidade e clareza”, afirmou.

Os alunos de toda a rede realizaram simulados, na intenção de sanar suas dúvidas e estarem mais preparados para a avaliação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *